151359248355965599164443261676284899663761n.jpg

As Melhores Oferendas

De Rinpoche

A melhor oferenda que se pode fazer aos Budas e aos professores é pôr o Dharma em prática. Assim tem sido dito por mestres anteriores.

Eu sei que vocês são todos muito dedicados e generosos, mas eu peço que vocês não me façam oferendas pessoais de nenhum tipo durante ensinamentos ou pujas.

Realmente me incomoda quando as oferendas são desperdiçadas, como acontece frequentemente com presentes pessoais. Recentemente, as pessoas já me deram mais de 20 máquinas de café de todos os tipos, e tantos tipos diferentes de vitaminas, remédios para dor nas costas e analgésicos que eu não teria condições de consumi-los dentro de seus prazos de validade, mesmo que eu começasse agora neste mesmo minuto. E há também tantos chocolates e chás chineses que nós acabamos consumindo de forma precipitada ou armazenando em algum lugar onde eles se acumulam e terminam por estragar. Na verdade, algumas coisas ocupam tanto espaço que eu não tenho onde guardá-las e, uma vez que viajo bastante, eu não posso levá-las comigo. Esses são apenas alguns exemplos que como eu me sinto incapaz de respeitar e de apreciar devidamente estes presentes.

De modo a manter a tradição de fazer oferendas, se vocês insistem em fazer oferendas, e se vocês gostariam de fazê-las pessoalmente a mim como uma forma de criar uma conexão, e se vocês estiverem interessados em apoiar a linhagem Khyentse, por favor, contribuam com a Khyentse Foundation. Vocês podem colocar suas oferendas em um envelope e oferecê-lo a mim. A Khyentse Foundation ajuda milhares de monges, monjas, alunos laicos e praticantes, tanto direta quanto indiretamente. As atividades da Khyentse Foundation são vastas – desde a preservação de textos raros e a promoção da educação budista, até o estabelecimento de cátedras em universidades. Acima de tudo, suas contribuições à Khyentse Foundation se tornam parte do fundo patrimonial que é a fonte de suporte contínuo da KF.

Por outro lado, se vocês quiserem ajudar apoiando o acesso aos ensinamentos do darma de Buda, então doem ao 84000. Ou, se vocês quiserem ser mais laicos e auxiliar crianças desamparadas em países do terceiro mundo, por favor, pensem no Lotus Outreach. Finalmente, se vocês quiserem ser mais práticos e “mão-na-massa”, doem ao Siddhartha”s Intent local para ajudar na organização dos meus ensinamentos e eventos.

Então, quando vocês fazem oferendas à Khyentse Foundation, ao 84000, ao Lotus Outreach ou ao Siddhartha’s Intent, vocês estão não somente ajudando a realizar meus desejos e minhas aspirações, mas vocês também sabem que seu dinheiro está sendo realmente bem gasto.

Também há muitas outras boas maneiras de fazer oferendas. Além de praticar o Dharma, vocês podem oferecer lamparinas, água e incenso nas suas próprias casas. Vocês podem, também, comprar coisas vivas para serem libertadas. Quando estiverem em peregrinações ou pujas que eu faço, vocês podem simplesmente fazer oferendas do que quer que esteja sendo necessário durante o puja, e assim por diante.

Desculpem eu estar sendo um pouco rude nesta carta, mas, por favor, entendam que isto vem do desejo real de apreciar e não desperdiçar seus presentes, de forma que eles se destinem a algo realmente benéfico.

- Dzongsar Jamyang Khyentse