healthclnc-R4.jpg

News

Carta de Rinpoche Comemorando o 25º aniversário do Lotus Outreach International

Published on 22 June 2018

CARTA de Rinpoche:

Neste ano, o Lotus Outreach International está comemorando 25 anos de atividade. Apesar de eu ser supostamente seu presidente, devo dizer, para começar, que todo o sucesso e todas as conquistas do Lotus Outreach são totalmente devidos ao trabalho notável dos nossos voluntários e patrocinadores. Contudo, me sinto inclinado neste 25º aniversário a contar um pouco sobre nossa história – onde começamos e até onde chegamos.

O que se iniciou como um projeto pequeno de auxílio aos refugiados tibetanos em 1993, se expandiu para tornar-se uma organização internacional - com afiliados na América do Norte, Ásia, Europa e Austrália - dedicada a ajudar alguns dos grupos mais esquecidos, negligenciados e padecentes neste planeta. O Lotus Outreach acredita que uma mudança real inicia nos corações e nas mentes dos indivíduos. Ao transformar indivíduos, os programas do Lotus Outreach transformam comunidades de formas que reverberarão por gerações.

Trabalhar com parceiros locais significa para o Lotus Outreach conseguir alcançar as áreas mais remotas do sul e do norte da Índia, e muitas províncias no Camboja. Alguns exemplos:

Em Haryana, na Índia, nós temos visto mudanças reais na área de educação e no aumento da vontade dos pais de enviar suas filhas para a escola. O Lotus Outreach é atualmente reconhecido nacionalmente e internacionalmente por seu trabalho na luta contra a discriminação de gênero. Meninas que nunca tiveram oportunidade estão agora frequentando a escola.

Em Mewat, Haryana, e no Rajastão, por exemplo, o Lotus Outreach provê transporte seguro e diário para meninas e mulheres que, de outra forma, não poderiam ir para a escola. Sem este transporte seguro, estas meninas sofreriam com casamentos precoces e restrições sociais rígidas. Depois de muitos anos usando nosso ônibus, muitas meninas agora estão na universidade e até mesmo cursando mestrados.

No Rajastão, o Lotus Outreach também treina trabalhadores na área da saúde e ensina boas práticas nutricionais para gestantes e mães no período pós-parto que conhecem muito bem a realidade devastadora de que um terço das crianças desnutridas do mundo vive na Índia. Em Tamil Nadu, o Lotus Outreach tutora crianças trabalhadoras da casta mais baixa, de forma que elas possam permanecer na escola, ao invés de serem forçadas a trabalhar em condições hediondas.

Dois terços das crianças no Camboja têm apenas o ensino fundamental. Assim, meninas com baixa escolaridade e de famílias que vivem em condições de pobreza são altamente vulneráveis ao tráfico humano e a muitas formas de exploração. Tendo isso em mente, nos conforta refletir que oferecemos aconselhamento pós-abuso para mais de 1000 vítimas de tráfico e abuso sexual desde 2005, especialmente porque a maioria delas eram crianças.

Devemos nos regozijar com o fato de que o Lotus Outreach tem protegido, literalmente, milhares de meninas das famílias mais pobres através da educação e de programas de treinamento de habilidades profissionais. A educação, o aconselhamento e a reabilitação que o Lotus Otreach provê no Camboja transformam as vidas de meninas e jovens mulheres que, de outra forma, iriam encarar a vida em bordéis, bares, casas de massagem, ou trabalhando a vida toda nas lavouras.

Estas jovens e brilhantes mulheres retornam para suas comunidades com a paixão por melhorá-las. Porque 90% do que estas jovens recebem vai para suas famílias e suas comunidades. O investimento do Lotus Outreach na educação, na saúde e no bem-estar delas nutre o bem-estar sustentável das suas comunidades. Quando educamos as meninas, as comunidades prosperam.

Tanto na Índia quanto no Camboja, alunos atendidos por projetos do Lotus Outreach estão recebendo a educação que jamais sonhariam ser possível. E, no nível mais prático, o Wells Project do Lotus Outreach no Camboja provê acesso a água potável de forma que moradores dos vilarejos não tenham mais que caminhar longas distâncias para buscar uma água que é barrenta e infectada com doenças. Eles agora têm água limpa na porta de suas casas e podem tomar banho e bebê-la sem preocupações. De todas estas maneiras, o Lotus Outreach muda a vida das pessoas e suas condições sociais.

Tenho trabalhado muito próximo dos nossos voluntários do Lotus Outreach, tanto na Índia quanto no Camboja e visitado programas do Lotus Outreach lá, e planejo fazê-lo novamente em breve. Nestes tempos de confusão e agressão, é inspirador que possamos fazer ao menos alguma coisa para aliviar ao menos algum sofrimento do mundo.

Uma vez mais, eu quero agradecer especialmente aos voluntários do Lotus Outreach, cuja dedicação minimiza custos administrativos e propicia que as doações sejam integralmente direcionadas para os projetos de fato. E eu, particularmente, quero agradecer aos doadores por seu apoio contínuo que tornaram possíveis 25 anos de trabalho criativo, estratégico e sério.

Eu quero aproveitar a oportunidade deste 25º aniversário para fazer a aspiração de que o sucesso contínuo do Lotus Outreach atenda às necessidades das gerações atual e futuras.

Khyentse Norbu,
Fundador e Presidente do Conselho de Diretores, Lotus Outreach International
Junho de 2018

Para maiores informações sobre o Lotus Outreach:  www.lotusoutreach.org