resounding-image.jpeg

News

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA do 84000: Recitação de um Sutra

Published on 21 May 2018

Ao entrarmos no mês lunar do Saga Dawa – o mês que os budistas de todo o mundo celebram o nascimento, a iluminação e a morte de Shakyamuni, o Buda histórico, o 84000 selecionou uma página ilustrativa de seus sutras.

Para honrar a vasta herança literária de Buda Shakyamuni, incentivamos aqueles que nos apoiam a organizar suas próprias “Recitações dos Sutras”, mergulhando em um ensinamento muito citado sobre a natureza da vacuidade, o Sutra do Rei dos Samadhis. Este sutra foi oferecido por Buda em resposta a uma série de perguntas feitas por um jovem leigo, Candraprabha. 

QUANDO: 29 de maio, 2018 (Vesak)

HORÁRIO: Qualquer que seja a hora em que você sinta-se inspirado a ler em voz alta.

TEXTO: O Sutra do Rei dos Samadhis, Samādhi­rāja­sutra  http://read.84000.co/translation/UT22084-055-001.html

ONDE: Em sua casa, sala de meditação ou de estudo, bem como no centro que você frequenta.

COMO: Inscreva-se aqui! https://bit.ly/2k0KqVn

Talvez as perguntas de Candraprabha nos ajudem a articular algumas das nossas próprias especulações sobre o samadhi e ecoem nossa curiosidade sobre alguns de seus aspectos, como conduta, motivação e compreensão da vacuidade.

JUNTE-SE A NÓS NO DIA 29 DE MAIO, para ler em voz alta as palavras de Buda e celebrar a sabedoria de uma das maiores coleções de escritos filosóficos já compiladas.

* “Recitação” é o termo que o 84000 usa para expressar uma atividade que emula a prática monástica tradicional de leitura em voz alta do Kangyur completo. Na prática monástica, cada participante do grupo escolhe um sutra, ou um trecho do sutra, e o lê em voz alta até que todo o Kangyur seja lido em voz alta coletivamente. A versão do 84000 dessa prática é a leitura coletiva, em voz alta, dos sutras, ou trechos de sutras, que foram traduzidos e publicados no “Reading Room” do 84000 http://read.84000.co/section/lobby.html. A ideia é que sejam lidos em voz alta tantos sutras quanto possível, por qualquer número de pessoas, em um determinado período de tempo. É dito que ler as palavras de Buda em voz alta beneficia o leitor e a todos aqueles que ouçam aquelas palavras.

Convidamos todos os participantes a documentar sua recitação com fotos e vídeos de seus textos, altares e grupos de recitação, compartilhando-os com o 84000 por meio da plataforma que estará disponível em breve.