Lid-Cover.jpg

Living is Dying – Como se preparar para morrer, para o momento da morte e além

Não deveríamos todos tentar contemplar a inevitabilidade da nossa própria morte pelo menos uma vez nesta vida? Especialmente porque todos nós iremos morrer - o que é, em si, uma informação de importância crucial. Não faz sentido dedicar algum esforço para processar o fato inexorável da nossa prória morte?”

Dzongsar Khyentse Rinpoche

LIVING IS DYING –
COMO SE PREPARAR PARA MORRER, PARA O MOMENTO DA MORTE E ALÉM
POR DZONGSAR KHYENTSE RINPOCHE
©2018

Não importa quem sejamos – pop star, enfermeiro, professor, corretor de imóveis, jardineiro, ateu, CEO, secretário, gari, agnóstico, crítico de cinema, budista, construtor – todos nós morreremos. Nós não temos escolha, não temos opção ou alternativa, não há escapatória. A morte é inevitável. Então, por que tão poucos de nós pensamos sobre a morte e, menos ainda, fazemos qualquer esforço para nos prepararmos para ela?

Em seu novo livro, Living is Dying, Dzongsar Khyentse Rinpoche oferece um espectro amplo de conselhos sobre como se preparar para morrer, para o momento da morte e além, não importando quem você seja. Inspirado por quase cem perguntas propostas a ele por alunos e amigos, Rinpoche descreve como:

  • Preparar-se para sua própria morte
  • Ajudar, confortar e guiar um amigo ou alguém amado que esteja morrendo
  • Abordar o momento da morte
  • Navegar pelos bardos (estados intermediários)
  • Guiar os mortos
  • Ajudar seres amados que já tenham morrido

Estes ensinamentos sobre a morte e os bardos têm sido transmitidos através de uma longa linhagem de pensadores budistas brilhantes, cada um dos quais percorreu um longo caminho para examinar o processo nos mínimos detalhes e a partir de todos os ângulos. Seus conselhos podem ser especialmente úteis para os budistas, ou para aqueles que sintam atração pelos ensinamentos de Buda. Mesmo aqueles de vocês que nada sabem sobre os ensinamentos de Buda, mas que têm a mente aberta, são curiosos, e talvez estejam contemplando sua própria morte ou de algum ente amado, podem encontrar alguma coisa nestas páginas que possam ser de algum auxílio.

- Dzongsar Khyentse Rinpoche

Para fazer o download deste livro, em inglês, por favor, clique aqui.