Mandala.jpg

Afiliados

Dzongsar Khyentse Rinpoche iniciou uma vasta gama de atividades que formam a Mandala Khyentse, que está sempre em expansão. A seguir há uma breve descrição de muitas delas:

Fundação Khyentse

Fundada por Dzongsar Khyentse Rinpoche em 2001, a Fundação Khyentse é um organização sem fins lucrativos dedicada ao apoio e incremento do estudo, da prática e do saber Budistas em todo o mundo. Seu objetivo primeiro é o de estender a sabedoria e a compaixão do Buda de forma tão abrangente quanto possível, de modo a beneficiar todos os seres.

Da mesma forma, esta missão de preservar, traduzir e tornar livremente disponível os ensinamentos fundamentais de todas as linhagens Budistas, é completamente não-sectária em sua abordagem.

Até o momento, a Fundação já iniciou ou contribuiu com inúmeros projetos em trinta países, impactando diretamente as vidas de milhares de pessoas. Estes projetos incluem o financiamento da Cátedra de Estudos Budistas na Universidade da Califórnia, em Berkeley; a digitalização de escrituras do Budismo tibetano no EUA e na Europa; o financiamento de faculdades monásticas tradicionais na Ásia; e um programa de bolsas-de-estudo que abrange o mundo todo, aberto a candidatos das comunidades monástica ou laica. A Fundação Khyentse também desempenhou um papel essencial no estabelecimento do 84000: Traduzindo as Palavras do Buda – outra organização sem fins lucrativos cujo compromisso visionário é o de traduzir todo o cânone de ensinamentos Budistas para línguas modernas dentro do período de 100 anos.

84000: Traduzindo as Palavras do Buda

84000: Traduzindo as Palavras do Buda é uma iniciativa global, sem fins lucrativos, para traduzir as palavras do Buda para línguas modernas e torna-las de livre acesso a qualquer um. Este empreendimento histórico é resultado da visão e da aspiração coletiva de sete Rinpoches e mais de 50 dos mais destacados tradutores do mundo, que se encontraram na conferência inicial Traduzindo as Palavras do Buda, no Instituto Deer Park em Bir, Índia, em 2009. A meta é tornar todas as 70.000 páginas do Kangyur (as palavras do Buda) disponível dentro de 25 anos, e todas as 161.800 páginas do Tengyur (tratados sobre as palavras do Buda) disponível dentro de cem anos. As traduções mais recentes podem agora ser lidas ou baixadas gratuitamente na sala de leitura online.

Lotus Outreach

Lotus Outreach é uma organização de caridade sem fins lucrativos dedicada a assegurar educação, saúde e segurança à mulheres e crianças em situações de risco em países em-desenvolvimento. O Lotus Outreach atinge seu objetivo dando apoio ao desenvolvimento de projetos de base em comunidades vulneráveis. Ao trabalhar com pessoas e organizações locais, o Lotus Outreach assegura a propriedade local, a relevância cultural e a eficiência do custeio de cada um dos projetos.